Os Sertões de Euclides da Cunha









Segundo Pastor Murback, "Os Sertões de Euclides da Cunha, é uma grande obra literária pré-modernista por que retrata acontecimentos anteriores a 1900, embora foi publicado em 1902 já durante o modernismo. Esta descrição evoca apenas que jovens e adultos leiam mais sobre literatura, arte, ou outra qualquer obra que neste afã ajude a desenvolver melhor a leitura, redação; ou seja, comunicação e expressão de cada um."

A obra Os sertões, de Euclides da Cunha, publicada em 1902 é considerada pré-modernista, haja vista o poder crítico e as profundas convicções sociopolíticas que se destacam na literatura.
Em Os sertões, Euclides da Cunha usou uma linguagem grandiloquente e rica em termos científicos, apresentou nessa obra, no qual o tema principal é a Guerra de Canudos, um verdadeiro retrato do Brasil no fim do século XIX, discutiu problemas que transcendem o conflito que ocorreu no interior da Bahia.
A obra narrativa mistura literatura, sociologia, filosofia e história, geografia, geologia, antropologia, por isso sua preciosidade e grandiosidade. O autor, adepto do determinismo, teoria que afirma ser o homem influenciado (determinado) pelo meio, pela raça e pelo momento histórico, dividiu Os sertões em três partes, a saber: A terra (o meio), O homem (a raça) e A luta (o momento).

http://www.coladaweb.com/resumos/os-sertoes-euclides-da-cunha


Autor: Pastor Murback

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONTATO: murbackteo@yahoo.com.br | pastormurback@yahoo.com.br


celular: 11-963868812 WatshaP