Dia Internacional de Combate às Drogas 2015: 26 de Junho!

Segundo Pastor Murback, "O Dia Internacional de Combate às Drogas 2015: Dia 26 de Junho! Uma breve reflexão sobre o que ocorre no mundo todo, cerca de 200 milhões de pessoas – quase 5% da população entre 15 e 64 anos – usam drogas ilícitas pelo menos uma vez por ano. Cerca da metade dos usuários consome drogas regularmente, ou seja, pelo menos uma vez por mês. No entanto, os números do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime, podem ser muito maiores se levarmos em conta o uso de drogas lícitas como medicamentos, cigarro e álcool. Hoje, por exemplo, o alcoolismo é a 5ª doença mais incapacitante no mundo."
De acordo com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça, não há no Brasil um número preciso de usuários de drogas, em especial do crack. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem mais de um milhão de usuários. Entre as drogas ilícitas mais consumidas no Brasil estão: maconha, cocaína e crack.
O que é Droga ?
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), droga é qualquer substância não produzida pelo organismo que tem a propriedade de atuar sobre um ou mais de seus sistemas ,produzindo alterações em seu funcionamento
Dentre os tipos de drogas existente, as psicoativas oi psicotrópicas ,são substância que alteram as sensações , o humor , a consciência ou outras funções psicológicas e comportamentais, ou seja são aquelas sensações que atuam sobre o cérebro , alterando nossa maneira de sentir , de pensar e muitas vezes de agir.
Uma parte das drogas psicoativas é capa de causar dependência essas substâncias receberam a dominação de drogas de abuso, devido ao uso descontrolado observando com frequência entre os seus usuários.

Onde procurar ajuda?
Os centros de atenção pessoal Psicossocial – Álcool e drogas (CAPS-AD) São unidades de saúde especializada em atender usuários de álcool e drogas ,centro das diretrizes determinadas pelo ministério da Saúde, desta forma os CAPS-AD oferecem atendimento diários ao pacientes , permitindo o planejamento terapêutico dentro de uma perspectiva individualizada da evolução continua.
Os CAPS-AD desenvolvem uma gama de atividades que vão desde o atendimento individual (medicamentos ,psicoterápico de orientação entre outros ) até atendimentos em grupos oficinas famílias dos usuários que são parte fundamental do tratamento. Os CAPS-AD devem oferecer condições para o repouso, bem como para desintoxicação ambulatorial de pacientes que necessitem desse tipo de cuidados e que não desmandem por atenção hospitalar.
Os CAPS-AD atuam de forma articulada a outras dispositivas assistências em saúde mental (ambulatórios leitos em hospital-geral e hospitais dia) e da rede básica de saúde (unidades básica de saúde ) também o Programa saúde da família e ao Programa de agentes comunitários de saúde




Autor: Pastor Murback

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONTATO: murbackteo@yahoo.com.br | pastormurback@yahoo.com.br


celular: 11-963868812 WatshaP