Bartolomeu Bueno da Silva: O Anhanguera apelidado pelos Índios!



Segundo Pastor Murback, "Bartolomeu Bueno da Silva: O Anhanguera apelidado pelos Índios! como o diabo de botas. Ele simplesmente, descobriu as minas de ouro de Goiás. Esses tais Bandeirantes como eram chamados eram Heróis ou Vilões?
Se por um lado, a bravura dos Bandeirantes e a grande  contribuição que deram para a expansão de nosso território não podem ser esquecidas, temos de lembrar que a atuação deles foi cercada por muita violência e crueldade."

A afirmação do Caminho de Goiás como importante via de ligação correspondeu aos interesses da Coroa, buscando coibir os inúmeros caminhos e as picadas que serviam ao contrabando. Nesse sentido, a administração portuguesa incentivou a criação, ao longo de seu trajeto, de diversos núcleos populacionais, com moradores que plantassem roças e criassem pastagens, como pousos, para abastecimento aos viajantes e suas montarias (tropas).
Mesmo com o declínio da produção aurífera em Goiás e Mato Grosso, na segunda metade do século XVIII, o Sertão do Rio Pardo continuou a atrair populações, agora de mineiros, que se deslocam para seus campos e estabelecem criação de gado. O vínculo com as Minas Gerais permanece, o que se denota pela conservação dos traços culturais tipicamente mineiros, tais como a arquitetura e o modo de falar, e que de certa forma imprimiu sua marca a esta região.

Autor: Pastor Murback

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONTATO: murbackteo@yahoo.com.br | pastormurback@yahoo.com.br


celular: 11-963868812 WatshaP