Votorantim -SP: Breve Histórico!






Para Pastor Murback, "Votorantim -SP:Breve Histórico! Deus abençoe a Todos! Município de médio porte mais não menos importante do Estado. 
"Capital do Cimento" Aniversário da cidade 08 de Dezembro de 1679. O cidadão nascido em Votorantim é conhecido como Votorantinense. Segundo  o IBGE de 2013 o município possuem 115.585 Habitantes. O Prefeito da Cidade chama-se Erinaldo Alves da Silva do PSDB; Gestão 2013-2016.Tudo começou como forma de exploração e povoamento em meados do Século XVIII,quando Paschoal Moreira Cabral, primeiro habitante do município, parente de Baltazar Fernandes, fundador de Sorocaba, instalou-se no local conhecido como Itapeva (pedra chata), hoje sede da Fazenda de São Francisco, propriedade do Grupo Votorantim, iniciando o período rural com a plantação de cana e instalação da primeira moenda, utilizando-se do trabalho de índios escravizados."
Em 1940 ocorreu outra imigração, pela oferta de empregos na tecelagem da Fábrica de Chitas e na Fábrica de Cimento Votoran, já construída e em funcionamento.
Os imigrantes assentavam-se nos mesmos bairros, considerando que muitos formavam grupos ligados por parentesco. Legaram ao município seus costumes, seu folclore, a arte musical e, especialmente, contribuíram para o seu desenvolvimento.
No final da década de 50, a localidade contava, aproximadamente, com 15.000 habitantes, concentrados em bairros pioneiros como Rio Acima, Vila Albertina, Vossoroca e Itapeva.
A população, também se concentrava nas vilas industriais, que se formaram acompanhando a trajetória do desenvolvimento industrial como Barra Funda, Chave, Santa Helena e Votocel.
Na década de 60, Sorocaba não mais administrava a contento o Distrito de Votorantim, agora com mais de 30 núcleos populacionais dispersos. Surgiram, então, as primeiras aspirações a favor da separação do Distrito de Votorantim, de Sorocaba. Aspirações essas que se acentuaram e eclodiram em significativo movimento de luta pela emancipação política. Período de marcantes polêmicas, criadas em torno de duas tendências: a do SIM, a favor do desmembramento, e a do NÃO, contra.
Realizado o plebiscito em 1º de dezembro de 1963, o SIM venceu por grande margem de votos, desmembrando-se Votorantim de Sorocaba.


http://www.nossosaopaulo.com.br/Reg_12/Reg12_Votorantim.htm




Autor: Pastor Murback

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONTATO: murbackteo@yahoo.com.br | pastormurback@yahoo.com.br


celular: 11-963868812 WatshaP